Controle de Medicamentos em Santo Antônio do Tauá, Agora é Realidade

Para atender as reclamações a respeito de alguns medicamentos em falta nos postos de saúde do município, e findar essa deficiência, o prefeito Evandro Trabalho e a secretaria de saúde, uniram forças e planejaram um centro de controle e distribuição de medicamentos, realidade no município desde março de 2017.

Um trabalho eficaz que permite o monitoramento completo, da chegada às entregas dos remédios em todo o município. O processo que se inicia catalogando o número de usuários que precisam usar determinados medicamentos de forma contínua, apresentado receituário médico, perpassando para a demanda da saída destes até os postos ou unidades de saúde, seja da cidade ou do interior.

Para assegurar que não haja falhas no processo, a gestão capacitou Sandro Barbosa, profissional habilitado a manusear esse material, ele é também o responsável pelo centro de controle e de distribuição.

A criação do centro foi fundamental para a prefeitura ter noção dos custos e demandas, pois agora a secretaria de saúde consegue ter total controle da quantidade de medicamentos que estão nos postos de saúde, assim como os que estão em falta. O controle é feito através de acompanhamento periódico, já a validade desse material, outra preocupação do centro, se dá através do lote desses produtos, de modo que não aconteçam as perdas ou o desperdício.

A população agradece os cuidados, como disse o seu Carlindo Ferreira, aposentado de 66 anos, usuário continuo da Estratégia Saúde da Família do Bairro Pina, que se disse satisfeito com os serviços do Posto, por ser sempre bem tratado pelos funcionários, em todas as vezes que chegou até o centro para receber seus remédios; ele afirmou ainda, que nunca ficou sem os medicamentos que precisa. Já dona Maria Raimunda, dona de casa que frequenta estratégia saúde da família Bairro Sol Nascente, também está contente com os serviços de entrega dos medicamentos que nunca lhe faltaram, hoje ela esteve no centro para uma consulta, recebeu a receita, e pegou os três remédios solicitados.

Rosângela Santos, Diretora do posto de Saúde da Vila do Espírito Santo do Tauá, foi enfática ao afirmar que as entregas são feitas de acordo com a necessidade do posto, ela agradeceu ao empenho do prefeito Evandro Trabalho e do centro de controle e distribuição de medicamentos.

Todos os esforços do Centro de Distribuição tem o intuito de fazer bom uso do dinheiro público, evitando desperdícios e gastos desnecessários. Com o trabalho incansável da administração do município de Santo Antônio do Tauá, agora a população têm garantidos, a eficiência no controle da distribuição de remédios a todas as farmácias básicas dos postos de saúde municipais.

Prefeitura de Santo Antônio Do Tauá, o trabalho está de volta, com a força do povo.