A entrega de títulos de terra transformou em realidade o sonho de centenas de produtores rurais em Santo Antônio do Tauá.
Nesta quarta-feira, 25, a Prefeitura de Santo Antônio do Tauá, por meio do programa ”Regulariza Tauá Rural”, coordenado pela Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca, e em parceria com o Governo do Estado, através do Instituto de Terras do Pará (ITERPA), realizou uma entrega histórica de 588 títulos de terras a produtores rurais, beneficiando diretamente 21 comunidades do município.
A cerimônia, que foi marcada por emoção e sentimento de conquista, aconteceu na Praça Alcides Paranhos em frente à prefeitura municipal, e representou um grande avanço na segurança jurídica e no fortalecimento da agricultura familiar na região.
Com a posse definitiva de terras, os nossos agricultores poderão acessar com mais facilidade políticas públicas, linhas de crédito e investir com mais segurança na produção.
O prefeito Rodrigo Amorim destacou a importância da ação:
“Hoje nós plantamos uma semente que, com certeza, vai gerar muitos frutos para o nosso município. A regularização fundiária transforma vidas e vai mudar a realidade do nosso povo do campo, aqui em Santo Antônio do Tauá, só tenho a agradecer pela parceria com o Governo do Estado e a nossa Vice-Governadora, Hana”, declarou. “O município só vai avançar de verdade quando investir nas nossas vocações. E a vocação do nosso povo, é a da enxada, da agricultura, da lavoura, do açaí. É com esse trabalho que o Tauá cresce, é daí que vem a força da nossa terra”, finalizou o prefeito.
O presidente do ITERPA, Bruno Kono, ressaltou o impacto da entrega para os produtores:
“Quantos sonharam com esse momento? Quantos imaginaram que, depois de 30, 40, até 50 anos, estariam aqui hoje, finalmente recebendo esse documento tão esperado? Mas agora é real. Porque quando o Governo do Estado do Pará assume um compromisso, ele cumpre. E nós prometemos: seguimos firmes nessa parceria com o governo municipal, trabalhando juntos para transformar a vida do nosso povo.”
O evento também contou com a presença da vice-governadora do Pará, Hana Ghassan, e de diversas outras autoridades municipais e estaduais.
“Hoje estamos aqui reunidos para realizar o sonho de mais de 500 famílias. Sabemos que essa terra já era de vocês no coração, e agora é de direito”, destacou a vice-governadora.
Ela ainda ressaltou que a conquista abre um novo ciclo de segurança e prosperidade para os beneficiários. “Hoje, vocês estão abrindo as portas de um novo tempo, um tempo de segurança, de dignidade e de prosperidade”.
Entre os beneficiados, Amilton de Azevedo Ferreira destacou a importância do título:
“A gente tem um tempão esperando por esse título, e, na verdade, nem imaginava que ia conseguir. Hoje podemos dizer que o terreno é nosso de verdade. Isso vai nos permitir realizar muitos sonhos, como construir nossa casa e deixar um patrimônio para os nossos filhos. Agradecemos muito esse trabalho conjunto da prefeitura com o governo do estado, que tornou tudo isso possível.”
Marivalda de Freitas Dias também expressou sua satisfação:
“Há muito tempo esperávamos por esse título, e graças a Deus finalmente saiu. Para nós, isso é uma grande vitória. Estou muito feliz, principalmente porque o processo foi rápido, fizeram a medição do terreno e em menos de um mês já estou com o título em mãos”, disse. “Isso nos traz segurança, porque ninguém pode tirar o que é nosso, está tudo oficializado e assinado. Agradeço muito o trabalho conjunto da prefeitura com o Governo do Estado, que tornou isso possível”.
6 MESES DE MUDANÇAS
Em apenas 6 meses de gestão, a Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca tem desempenhado papel fundamental no fortalecimento da agricultura familiar no município. Além de apoiar a regularização fundiária, a pasta vem executando diversos projetos estratégicos, como a inserção de associações de agricultores no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), a disponibilização de mecanização agrícola para novos plantios e a
construção de um novo viveiro de mudas municipal.
Também estão em andamento ações como a renovação do Conselho Municipal de Desenvolvimento Sustentável, a criação do Fundo Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável, o resgate da cultura da mandioca e da produção de farinha, além do fortalecimento da cadeia produtiva do camarão e da maniçoba pré-cozida, produto no qual Santo Antônio do Tauá já é o maior produtor do Estado.
Para o secretário municipal de Agricultura e Pesca, Neto Jesus, a entrega dos títulos representa uma nova fase para o setor:
“Essa entrega tem uma importância inestimável, porque garante segurança jurídica às famílias, aumenta o valor de mercado das propriedades e abre as portas para o acesso ao crédito rural. Com isso, os agricultores poderão fortalecer os projetos produtivos que já existem e implantar novos, mais rentáveis, melhorando a qualidade de vida das famílias e fortalecendo toda a economia local.”
Iniciativas como essas, reafirmam o compromisso da gestão municipal com o desenvolvimento e o fortalecimento das comunidades rurais do Tauá e a valorização de quem trabalha diretamente com a produção de alimentos, fazendo a economia da cidade circular e garantindo direito à terra aos produtores locais.